Espaço Naturológico | Terapêutico | Preventivo

Florais de Bach no dia-a-dia

Por Márcia Watanabe Hitaka

 

“Cada individuo tem uma vibração original e o floral ajuda a voltar à sua vibração ideal por meio do toque de sua essência, ajudando-o a ultrapassar suas limitações, fazendo este Ser o criador de sua realidade, ser o Senhor do seu caminho. Isso porque a experiência espiritual é única e pessoal, todos somos filhos da Luz e podemos chegar à Essência pela luz dos florais de Bach (Monari, 2002)”.

 

Para quem nos visita pela primeira, veja os posts: Os remédios florais do dr.Bach e Florais de Bach: Rescue Remedy.

 

O Dr.Edward Bach dividiu os florais em sete grupos:

1- Para os que sentem medo: Mimulus, Rock Rose, Cherry Plum, Aspen e Red Chestnut.

2- Para os que sofrem de insegurança: Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam e Wild Oat.

3- Para falta de interesse no presente: Clematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chestnut, Mustard e Chestnut Bud.

4- Para solidão: Water Violet, Impatiens e Heather.

5- Para os que sentem sensibilidade a influências e opiniões: Agrimony, Centaury, Walnut e Holly.

6- Para o desespero: Larch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak e Crab Apple.

7- Para os controladores: Chicory, Vervain, Vine, Beech e Rock Water.

 

A aplicabilidade dos Florais de Bach não fica restrito somente a sua utilização oral. Podemos utilizá-lo através de compressas no corpo, no banho de imersão, inalação, em creme corporal, spray para ambientes, nas plantas e nos animais.

 

Lembrando novamente que os florais não substituem o tratamento médico convencional quando este se fizer necessário, mas podem atuar como terapia complementar.

 

Em compressas: indicado para dores, tensões, queimaduras, problemas de pele, picadas, pancadas, conjuntivites. Pingar 4 gotas do Rescue Remedy (stock),  no soro fisiológico, umedecer a gaze e aplicar no local desejado. Deixe alguns minutos. Conforme o caso, pode-se acrescentar outras essências, 2 gotas do stock.

 

Banhos de imersão: indicado para dores, tensões ou simplesmente para relaxar. Pingar diretamente na água, 4 gotas (stock) do Rescue Remedy ou 2 gotas (stock) de outras essências.

 

Inalação: indicado para pessoas com problemas respiratórios, bronquites, pneumonias ou gripes. Colocar 4 gotas do Rescue Remedy (stock) no soro fisiológico e, se necessário, outras essências, 2 gotas (stock).

Rescue cream: indicado para aspereza, escamação e ressecamento da pele. Picadas e pancadas. Composto das cinco essências florais do Rescue + Crab Apple.

Em algumas ocasiões, utilizei um creme neutro para massagem adicionando essências florais (stock) com excelentes resultados.

 

Spray para ambientes: gosto de misturar as essências florais (stock) com óleos essenciais no ambiente. As combinações podem ser as mais variadas possíveis, para alegrar, proteger, limpar, estudar, descansar, etc.

 

Nas plantas: indicado quando houver transplantação para um vaso novo, depois do replante ao ar livre, após a exposição à geadas ou a pragas. Misturar 4 gotas (stock) do Rescue ou 2 gotas (stock) de outra essência na água a ser dada, ou através de um borrifador, nas folhas.

 

Para os animais: indicado para os mais variados estados emocionais. Geralmente, incluo a mesma prescrição para o dono do pet. Por que? Os animais são extremamente sensíveis e vulneráveis aos nossos humores, sendo tratado, em muitos lares, como membro da família.

Os florais que serão utilizados por via oral, em animais e crianças, devem ter o preparo diferenciado. Forneça esta informação a sua farmácia de manipulação, para que eles façam o preparo sem o conservante alcoólico. Assim, para preservar a sua durabilidade, guardar na geladeira.

Pode-se também utilizar essências florais nos shampoos dos pets.

 

Você deve ter lido a palavra stock várias vezes neste texto, qual o seu significado?

Stock é o preparado floral concentrado, originário da Inglaterra, vendido em vidros de 10 ou 20 ml. Os frascos de stock são produtos caros. Quando compensa comprar? Para tratamentos prolongados, identificação/conhecimento da sua vibração original, utilização freqüente de determinada essência. Na hora da compra, verifique se o rótulo traz o símbolo do “Bach Center”.

Mais em conta e para curtos períodos, são os florais manipulados nas farmácias a partir do frasco de stock, utilizados por via oral. Algumas gotas são misturadas na água mineral sem gás e um conservante alcoólico, geralmente brandy ou conhaque. Também é possível ser manipulado com vinagre de maçã, ou somente com água mineral, neste caso, conservá-lo no geladeira.

 

Atualmente, o Rescue Remedy é vendido nas formas de pastilhas, spray, creme, frasco conta-gotas e o Rescue Sleep – indicado para distúrbios do sono – fórmula acrescida do White Chestnut.

 

Alguns autores indicados:

JONES, T.W.H. Dicionário dos remédios florais do dr. Bach. SP: Pensamento, 1998.

MONARI, C. Participando da vida com os florais de Bach. SP: Roca, 2002.

SCHEFFER, M.Terapia Floral do dr.Bach. SP: Pensamento, 2002.

 

Márcia Watanabe Hitaka é naturóloga. Para conhecê-la um pouco mais, acesse:Profissionais.

 

(Crédito da imagem: tudoglobal.com)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s