Espaço Naturológico | Terapêutico | Preventivo

Pedras II: Escolha, limpeza, energização

 

Por Márcia Watanabe Hitaka

 

No post: Pedras I : A energia das pedras e os chakras, coloquei várias opções de pedras para cada chakra.

 

Vamos às compras! Na hora de adquirir uma pedra, pense: qual a minha motivação? Qual chakra gostaria de trabalhar? E por fim, o orçamento. Algumas pedras são mais caras, por exemplo, Lápis-Lazúli e a Turquesa. Dependendo do uso, elas podem ser substituídas por outras opções mais acessíveis.

Na loja, supondo que você vá comprar a Ametista, separe várias que a atrairam, seja pela tonalidade, tamanho ou formato. Coloque uma de cada vez na palma da mão, sinta a sua energia, mentalize a sua motivação. Não tenha medo de seguir a sua intuição, ouça-a.

 

Sobre as pedras, Cunningham(2001), explana  sobre a importância do formato:

Pedras redondas – Simbolizam os poderes receptores do universo, o magnetismo e a Deusa-Mãe. Essas pedras revelam o segredo da espiritualidade e desenvolvem a sensitividade.

Pedras finas e compridas – São caracterizados como símbolos fálicos, embora não estejam  incluídos os cristais de quartzo ou outras pedras cristalinas. Elas são emissoras e representam a eletricidade e o Grande Deus das religiões pagãs.

Pedras ovais – Utilizadas para estimular a criatividade e as novas idéias.

Pedras quadradas – Simbolizam a Terra, utilizadas para obter prosperidade e abundância. Também promovem a estabilidade e o centramento.

Pedras em forma de coração – Utilizadas para estimular e atrair o amor. Podem ser carregadas para atrai-lo para sua vida ou para aumentar o amor interno, permitindo-lhe receber e dar afeto.

Pedras triangulares – São usadas ou carregadas para ter proteção. Para proteger a sua casa, coloque uma pedra triangular na janela que dá para a rua mais próxima.

Pedras em forma de L – Trazem sorte, talvez porque essa forma sugere a combinação do espiritual com o físico. Podem ser utilizadas como talismãs.

Pedras que lembram parte do corpo – São usadas para curar ou reforçar a parte correspondente. Quando bem delineadas, constituem pontos importantes para a visualização dirigida.

Pedras piramidais – Raras na natureza, mas muito comuns nas lojas, concentram e liberam energias pela extremidade.

 

Depois de ter adquirido a sua pedra, antes de utiliza-la, é necessária uma limpeza. Numa vasilha de vidro, coloque um pouco de sal grosso e água até cobrir a pedra. Deixe pelo menos 02 horas. Depois, coloque-a ao sol, para  energiza-la. Não há prescrição para quantas horas ao sol se faz necessário. Ao final do dia, recolha-a, coloque em sua mão receptora (geralmente a esquerda, ou a direita para canhotos) e sinta sua energia. Se as vibrações são regulares e saudáveis, a limpeza foi efetuada. Alguns autores pesquisados dizem que depois do sol, dependendo da sua utilização, a pedra pode ser energizada pela lua cheia, infelizmente, o autor não explicou o por que desta fase lunar em detrimento das outras.

Finalmente vamos utiliza-la, pegarei o 2o chakra como exemplo.

Estou com uma Fluorita, já limpa e energizada pelo sol. Coloco-a em minha mão emissora (geralmente a direita, ou a esquerda para os canhotos) e visualizo a minha necessidade para a pedra, este processo chama-se Programação. Transfiro a minha energia e pensamentos de trabalho visando, por exemplo, estimular a criatividade e abertura para novas idéias. Coloco a pedra programada sobre o 2o chakra e inicio uma meditação.

Todas as pedras adquiridas devem passar por uma limpeza e energização antes de serem utilizadas. Após estarem energizadas, programe-as, sejam para trabalhos corporais ou para proteção de um local. Repita este processo periodicamente ou sempre que sentir que a sua pedra necessita de uma nova limpeza.

 

 

Bibliografia consultada

CUNNINGHAM, S. Enciclopédia de cristais, pedras preciosas e metais. São Paulo: Gaia, 2001, 2a edição.

STARK, K., MEIER, W.E. Prevenções e cura com pedras. Rio de Janeiro: Robafim, 1998, 2a. edição.

 

 

Márcia Watanabe Hitaka é naturóloga. Para conhecê-la um pouco mais, acesse Profissionais.

 

 

(Crédito da imagem: gabi-peixoto.blogspot.com)

Anúncios

3 Respostas

  1. Cristiane

    Onde posso comprar as pedras de que preciso moro em Campinas/SP

    21/09/2011 às 13:49

  2. denise

    Descobri que preciso da pedra quadrada. Qual cor é indicada?

    Denise, de uma forma geral, para centramento e proteção: as pretas. Para prosperidade: as verdes.
    Já estou providenciando um novo post, cujo tema serão as pedras e suas indicações: saúde, sucesso, prosperidade, proteção…

    Beijos

    03/07/2011 às 12:26

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s