Espaço Naturológico | Terapêutico | Preventivo

Cuidados com os cabelos

 

Por Márcia Watanabe Hitaka

 

 

Dezembro…verão chegando, as férias escolares, as festas natalinas e a virada do ano!!!

Pensando em tudo isso, resolvi escrever este post, entrevistando uma profissional da área, Jeane, com dicas e orientações capilares nos cuidados diários, afinal, cabelos bonitos e saudáveis fazem muito bem à autoestima.

 

 

 Há uma escova/pente considerada a ideal para os cabelos?

A de madeira é melhor. As de plástico, devido a eletricidade estática, provocam aquele efeito de “fios arrepiados”.

 

Qual a melhor temperatura da água para lavar os cabelos?

De morna para fria. A água excessivamente quente estimula a oleosidade da raiz, provocando caspa e seborreia.

 

 Há algum problema em lavar os cabelos todos os dias?

 A principio, não. Pessoas com cabelos oleosos, por hábito, acabam lavando todos os dias. Mas o ideal seria em dias intercalados.

 

 E a escolha dos shampoos?

Use sempre o shampoo indicado para o seu tipo de cabelo: oleoso, seco, com tinturas, etc. Durante a lavagem, use sempre as pontas dos dedos, nunca as unhas. Aproveite e faça suaves massagens circulares.

 

É necessário o uso do condicionador após a lavagem dos cabelos?

 Sim. O uso do shampoo faz com que as cutículas dos cabelos se abram. Assim, a função do condicionador é fechar as cutículas. Sempre no comprimento e nas pontas dos cabelos, nunca na raiz.

 

Após o uso do shampoo e do condicionador, você indica o uso de algum produto?

 É interessante o uso de um Finalizador. A função do Finalizador é proteger os fios durante a secagem, garantindo uma melhor hidratação. O uso correto é somente no comprimento e nas pontas, nunca na raiz do cabelo, como o condicionador. Não exagere na quantidade, senão os seus cabelos ficarão com um aspecto pesado e oleoso, como se estivesse sujo. Um exemplo: Para cabelos com comprimento médio, usar o equivalente a uma moeda de 10 centavos.

O Finalizador é sinônimo de Condicionador sem enxágüe?

Não. A função do Finalizador foi explicada na pergunta anterior. Já o Condicionador sem enxague, é o que o próprio nome está dizendo, é um condicionador.

 

 E o reparador de pontas? Quando é interessante utiliza-lo?

 Após as escovas.

 

 Me fale sobre a hidratação. Quando e como fazer?

Há cabelos que estão muitos maltratados, assim, antes de uma Hidratação, é interessante fazer um tratamento num salão, chama-se Cauterização dos Fios. Esse processo fará com que a Hidratação feita posteriormente tenha o efeito desejado. É o caso de pessoas que se queixam que determinados produtos não funcionam, que a ampola de vitamina não presta, que o cabelo continua seco e sem brilho.

 

Quando fazer: Dependendo do estado dos fios, a hidratação posso ser quinzenal ou mensal. E os cabelos que recebem tinturas, quinzenalmente.

 

Como fazer: É possível fazer em casa. Em primeiro lugar, tenha um shampoo Anti-Residuos (Atenção: este tipo de shampoo só deve ser utilizado quando se for fazer a hidratação, pois ele abre excessivamente as cuticulas dos cabelos). Faça duas lavagens no cabelo, esfregando bastante o comprimento e as pontas. Não passe o Condicionador. Retire o excesso de água com uma toalha. Divida o seu cabelo em várias mechas, e vá espalhando o Creme Hidratante, das pontas até próximo a raiz (deixe uma distância de 2 dedos). Não exagere na quantidade, não lambuze os fios. Depois, coloque os cabelos em uma touca plástica descartável (esta descartável é para preservar a outra touca) e por fim, cubra-os com a touca apropriada para a hidratação (antes, aqueça o seu interior com um secador, o calor fará com que a penetração do produto seja mais efetiva). Procure em lojas de cosméticos, peça touca para hidratação de cabelos.

Deixe por 30 minutos e depois enxágüe os cabelos, retirando todo o produto. Nesta etapa, não é necessário o uso do shampoo e nem do condicionador. Seque-os com um secador e ao término, utilize um Reparador de Pontas. De novo, sem exageros, coloque umas 2 gotinhas na palma da mão, e espalhe pelo comprimento e pontas.

 

Você tem algumas dicas a dar para quem vai muito a praia ou a piscina?

 Lave e hidrate bem os cabelos. Atualmente, existem no mercado, vários produtos destinados a proteger os fios contra a agressão solar, cloro e sal do mar.

 

Sempre ouço falarem que é interessante cortar as pontas periodicamente. Por que?

Para a retirada de pontas duplas, quebradas, ressecadas, etc.

 

Há algum problema em usar o secador sempre que lavar os cabelos? Ou todos os dias? O que fazer para proteger os fios?

Não. Há pessoas que tem “neuras”, e a todo momento querem usar o secador para modelar a franja ou as pontas; isto é prejudicial aos fios. É o mesmo caso do uso excessivo da chapinha/prancha, pois quebra e resseca muito os cabelos.

Após o secador, utilizar um Reparador de Pontas.

 

Sobre as tinturas. Alguma sugestão?

 É preferível escolher marcas que não contenham amônia, pois o resultado é melhor. Hidrata e dificilmente ocorre alergia. Tenha atenção na escolha, compre marcas com boa procedência no mercado.

 

E para quem faz luzes e reflexos, alguma dica?

 Uma Hidratação quinzenalmente. Esses procedimentos ressecam muito os fios.

Quais os cuidados necessários para quem faz uma Escova Inteligente?

Usar sempre os produtos recomendados pelo profissional. E o shampoo, sem sal, para a durabilidade do procedimento.

 

 E uma Escova Progressiva?

Os cuidados são os mesmos de uma Escova Inteligente. Para melhor resultado e durabilidade destes procedimentos, use o secador após as lavagens.

 

 

Vale lembrar que todas essas orientações terão um melhor resultado quando acompanhados de bons hábitos alimentares e cuidados com a saúde emocional.

 

 

Jeane Feitoza Silva é cabeleleira, manicure e depiladora há 10 anos. Além de uma doceira de mão cheia.

 

 

(crédito da imagem: http://olhares.uol.com.br/lirio_branco_foto1796798.html)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s