Espaço Naturológico | Terapêutico | Preventivo

Preparando chás

 

Por Márcia Watanabe Hitaka

 

Com as temperaturas mais baixas, uma xicara quentinha de chá é muito bem-vinda! Vamos falar um pouco sobre esta bebida, o que é, formas de preparo (com plantas frescas e desidratadas) e indicações.

 

CHÁS

É a forma mais conhecida e usada, de ingerir os princípios ativos das plantas, frescas ou secas, através da água.

 

UTENSILIOS INDICADOS

  • Preferível utilizar panelas ou utensílios de barro, louça, vidro ou esmaltados;
  • Preferível toma-los ao natural. Caso sinta a necessidade de adoça-lo, usar o mel de abelha;
  • Não guarde chás prontos por mais de 24 horas, pois além de perderem os seus princípios ativos, tendem a fermentar, causando problemas gástricos e intestinais;
  • Se estiver utilizando-o como tratamento, após 10 a 15 dias, é indicado a troca da planta medicinal, por outra de valor terapêutico semelhante, devido a diminuição da eficácia por uso prolongado.

MODO DE PREPARO – Plantas frescas, de origem orgânica

Tisana – método utilizado para as folhas mais durinhas e arbustivas . Colocar a água para ferver. Quando estiver fervendo, acrescentar as ervas trituradas. Tampar e deixar ferver por 3 minutos. Se forem desidratadas, deixar ferver por 5 minutos. Retire do fogo, deixando em repouso por alguns minutos. Depois é só coar e servir.

Decoccão – indicado para casca, raiz, bulbos, alho e sementes. Colocar a planta na água fria, levar para ferver em fogo baixo por até 15 minutos. Retire do fogo, deixando em repouso por alguns minutos. Depois é só coar e servir.

Infusão –  indicado para as partes delicadas das plantas: folha, flor e brotos. Colocar água fervente sobre a planta contida em recipiente de vidro ou porcelana. Tampar, mantendo em repouso por 10 a 15 minutos. Coar e servir. Recomenda-se que seja ingerida logo após a sua preparação, pois são utilizadas as plantas e partes aromáticas, que são mais voláteis.

 

MEDIDAS/ DOSAGEM

  • Para 1 litro de água, acrescente 2 colheres de sopa da planta desidratada ou 3 ramos da planta fresca
  • O chá pode ser tomado quente ou frio, só não guarde-o pronto, por mais de 24 horas;
  • Não exceda a ingestão de 1 litro por litro;
  • Para tratamento, usar somente uma planta de cada vez.

EFEITOS TERAPÊUTICOS

Os chás produzirão efeitos terapêuticos se tomados com regularidade, dosagem correta e em horários certos, de acordo com os seus princípios ativos:

  • Desjejum –  chás que agem como depurativos, diuréticos e vermífugos. Indicações: Dente-de-Leão (Taraxacum officinale), Cavalinha (Equisetum arvense), Guaco (Mikania glomerata Spreng.) ou Tansagem (Plantago major L.);
  • Duas horas antes e duas horas depois das principais refeições – chás que agem como antirreumáticos, hepatoprotetores, neurotônicos, anti-piréticos e anti-tussígenos. Indicações: Dente-de-Leão, Capim-Limão (Cymbopogon citratus), Guaco, Tansagem;
  • Meia hora antes das principais refeições – chás digestivos e antifermentativos. Indicações: Carqueja (Baccharis trimera), Boldo-do-Chile (Pneumus boldus),  Dente-de-Leão, Menta ou Hortelã (Mentha piperita);
  • Após as principais refeições – chás digestivos e antifermentativos. Indicações: Carqueja, Boldo-do-Chile, Dente-de-Leão, Menta ou Hortelã;
  • Antes de deitar – chás sedativos, calmantes e laxativos. Indicações: Camomila (Matricaria recutita), de sementes de Erva-doce ou Anis (Pimpinella anisum), flores de Macela (Achyrocline satureoides) ou folhas de Melissa (Melissa officinalis).

Para saber um pouco mais, leia também o post: As diferenças entre chá Verde, Branco, Preto e Vermelho.

 

Bibliografia consultada

AZEVEDO, E. Trofoterapia e Nutracêutica – Dietas e orientações nutricionais com base nas Medicinas Tradicional e Complementar. Blumenau: Nova Letra, 2007.

FARIAS, F.; GAIO, T. Apostila da cadeira de FITOTERAPIA – Orientações básicas de plantas medicionais – material não publicado – curso de Naturologia Aplicada, Unisul, 2001.

 

 

Márcia Watanabe Hitaka é naturóloga, pós-graduanda em Acupuntura. Para conhecê-la um pouco mais, acesse Profissionais.

 

 

(Crédito da imagem: M.W. Hitaka)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s