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Cuidando dos pés

 

Por Márcia Watanabe Hitaka

 

Com o inverno chegando, vamos encostando as sandálias e dando espaço para os calçados fechados. Conversando com a manicure, ela disse que no frio, as pessoas só se preocupam em “fazer as mãos”, afinal, pensam: os pés vão ficar escondidos! É um engano! Este também é o momento de acolher e cuidar dos nossos pés.

 

Calçados

Acredito que uma parcela do público feminino “massacra” os pés em calçados de saltos altos, material duro e de bicos finos, diariamente. Confesso que são lindos, mas convenhamos, eles são somente isso. Preste atenção aos calos que se formam, aos dedinhos “amassados”, aos cantos das unhas que doem, entre outras dores e deformidades.

Os pés merecem um conforto que se estenda ao longo do dia. Caso o seu trabalho exija esse tipo de calçado, ao menos em casa, ofereça um carinho aos seus pés.

 

Postura

Caso você use calçados adequados e confortáveis, e mesmo assim, os pés doem ou há formação de calos, preste atenção à sua postura, a forma como você pisa e caminha. Uma boa dica é observar o solado do calçado, verificar se o “gasto” é uniforme, ou, se é o lado direito ou esquerdo, o mais gasto. Este é um dos indicativos se você está pisando corretamente.

 

Escalda-pés com esfoliação

Há bons produtos a venda para fazer uma esfoliação. Citarei algumas sugestões para uma esfoliação “caseira”. A esfoliação pode ser feita semanalmente ou quinzenalmente.

Receita: 1 colher (de sobremesa) de Argila Medicinal/Terapêutica Branca;

1 colher (de sobremesa) de açúcar cristal;

Algumas gotas de água.

Misture tudo em uma tigela de vidro ou porcelana, vá acrescentando a água aos poucos. O ponto ideal é quando essa mistura ficar com uma consistência de um mousse.

Se quiseres, pode-se acrescentar 1 ou 2 gotas de óleo essencial. Para a escolha do óleo essencial, leve em consideração o seu momento presente, aromas favoritos, aspectos emocionais e psicológicos.

Passe essa mistura nos pés, e faça uma massagem, delicadamente.

Depois, coloque os pés em uma bacia com água quente. A temperatura deve estar agradável ao contato.

Uma outra sugestão, é colocar bolinhas de gude dentro da bacia. Passe os seus pés sobre as bolinhas para serem massageadas.

 

 

 Hidratação e auto-massagem

Depois da esfoliação e do escalda-pés, é o momento de hidratá-los. Caso você já tenha um creme favorito, utilize-o. Para quem gosta de experimentar coisas novas, experimente comprar 1 creme neutro (sem cheiro) para massagem e acrescentar 1 ou 2 gotas de óleo essencial. Adquira também um pote pequeno com tampa, e prepare pequenas porções, somente o suficiente para uma ou duas utilizações. Assim você evita desperdícios e sempre pode experimentar novos aromas.

Ao creme neutro, é possível também acrescentar Tintura de Plantas Medicinais. Tanto o óleo essencial como as Tinturas são encontradas em farmácias de Manipulação. Mas lembre-se, não misture os dois. Ou um, ou o outro.

No momento da hidratação, preste atenção aos seus movimentos, a sua pele, aos pés. A auto-massagem é extremamente benéfica. Proporciona momentos de contato consigo: de conhecimento e descobertas.

 

Esses pequenos e simples cuidados proporcionarão relaxamento, alivio das dores e do cansaço. E acredite, até o seu humor, melhorará.

 

Para saber um pouco mais sobre massagem nos pés, leia o post: Reflexologia – Terapia pelos pés.

 

Para óleos essenciais, veja: Fragrâncias no ar e Óleo essencial e essência.

 

 

Márcia Watanabe Hitaka é naturóloga, pós-graduanda em Acupuntura. Para conhecê-la um pouco mais, acesse Profissionais.

 

 

(Crédito da imagem: amoequipage.com.br)

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