Espaço Naturológico | Terapêutico | Preventivo

Trofoterapia: Nutrientes

 

Por Márcia Watanabe Hitaka

 

O que são os nutrientes?

São substâncias que fornecem compostos essenciais para o bom funcionamento do organismo. São divididos em macronutrientes e micronutrientes.

 

Macronutrientes: são os carboidratos, as proteínas e as gorduras.

Os carboidratos são fornecidos pelo trigo e seus derivados; as proteínas, pela carne e grãos; e as gorduras, pelo ômega-3.

Os carboidratos e as gorduras compõem o grupo dos alimentos Energéticos, por fornecerem o combustível para realizarmos as atividades do dia-a-dia. E o carboidrato por sua vez, subdivide-se em outro dois grupos: os simples (como os pães brancos) e os complexos (os dos cereais integrais).

Já as proteínas, pertencem ao grupo dos alimentos Construtores, responsáveis pela formação e reparação dos tecidos do corpo. São encontradas na carne vermelha, nos ovos, peixes, aves, grãos, no leite e seus derivados.

 

Micronutrientes: são as vitaminas e os minerais. Existem cerca de 15 vitaminas e 15 mirerais considerados necessários em pequena quantidade para a saúde, e exceto pelas vitaminas D e K, estão disponíveis apenas em alimentos.

A falta de qualquer um desses micronutrientes reduz a força do nosso sistema imunológico.

 

Fibras e fitoquimicos: não se enquadram nos grupos citados, mas nem por isso, são menos importantes. As fibras, além de provocar a saciedade, facilitam o trânsito intestinal. Já os fitoquimicos, diminuem o risco de doenças e previnem males degenerativos, podendo minimizar, por exemplo, os sintomas da tensão menstrual. Entre eles, estão o resveratrol, a isoflavona, a antocianina e o lipoceno.

 

Suplementos vitamínicos: os suplementos minerais e vitamínicos podem ser uteis para pessoas que comem pouco, ou que estejam passando por uma fase em que o corpo necessita urgentemente da reposição destes micronutrientes. Mas aos poucos, convém efetuar mudanças na alimentação e incorporar esses micronutrientes in natura, pois nem nenhuma pílula é capaz de fornecer ao nosso corpo, a complexidade e riqueza da sinergia dos alimentos.

 

 

Bibliografia consultada:

Novo guia de Nutrição. São Paulo: Abril, 2010.

POLUNIN, M. Alimentos que curam. São Paulo: Marco Zero, 1997.

 

 

Leia também o post – Trofoterapia: Cuidados através da alimentação

 

 

Márcia Watanabe Hitaka é naturóloga, pós-graduanda em Acupuntura. Para conhecê-la um pouco mais, acesse Profissionais.

 

 

(Crédito da imagem: redehortisul.com.br)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s